terça-feira, 24 de março de 2009

Entrevista de ateus

Respondi a uma entrevista recentemente. Era destinada a ateus e tinha perguntas interessantes. Escolhi uma das perguntas - a qual é bem comum - e postei-a abaixo, juntamente com minha resposta:

Pergunta: Da onde os não-crentes tiram a base da moral e da ética?

[Minha Resposta] É errado afirmar que a base da moral e da ética vem das religiões. O cérebro humano é um instrumento para a convivência em pequenos grupos e fortalecer o grupo em que se vive fez com que o ser humano se perpetuasse através do tempo. Essa convivência em grupo é o que dita que temos que ser bondosos com o próximo, ajudando-nos mutuamente para que o grupo fique mais forte. Os homens das cavernas não teriam sobrevivido e se tornado o homem moderno se não tivessem valores morais tais como: dividir o que tem, cuidar das crianças, valorizar a convivência em grupo. E naquela época não existia o cristianismo.

O fato é que o ser humano aprende desde cedo a ter valores que privilegiam a convivência em grupo. Isso sempre existiu na humanidade - ainda que de uma forma muito mais rude do que é hoje - mas no mundo ocidental essa idéia foi apropriada pelo cristianismo, ignorando que existiam sociedades tribais que conseguiam conviver e evoluir antes dele.

Algo importante de salientar é que os ensinamentos da própria bíblia são generosos com os integrantes do mesmo grupo, mas profundamente cruéis com os integrantes de grupos rivais. Deus é usado como um fator de motivação do grupo, e não como um deus universal - de todos os povos - que prega a paz e o amor.

---
Isso posto, espero que você reflita sobre o que você conhece.

2 comentários:

Mauro disse...

Minha resposta a essa pergunta seria curta e bem menos completa: dos gregos.

Gaya disse...

Convém salientar, querido, que você usou o versículo de forma errada, essas palavras citadas por ti não são de Jesus e sim de um rei da cidade citada nos versículos anteriores, ele falou sobre uma parábola das moedas e que se livrava das pessoas que eram seus inimigos. Voce pode usar a Bíblia como desejar, mas ao menos que vc tente ser justo com as palavras e não tente usá-las de forma a tentar justificar sua incredulidade. A própria Biblia diz que o homem peca por falta de conhecimento, e este, querido, de fato, é uma grande prova da falta se seu conhecimento da Palavra de Deus. ;) Bem, eu tava lendo o blog do Mauro e te vi lá, então vim aqui te visitar e não poderia deixar de comentar, né? rs. Um cheiro, que nosso Bom Deus te abençoe e te dê sabedoria para poder ler a Palavra de forma correta. Um beijo, Gaya - ST.