quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Religião não diminui agressividade

Essa eu peguei do Psychology Today:

A religião diminui agressividade? Atividades religiosas não têm efeito.

O Mito: Atividades religiosas como meditação, orações e leituras da bíblia reduzem comportamento agressivo.

A verdade: Errado. Ao menos em casos de agressão provocada. Depois de serem "agraciados com a paz" através da leitura de passagens da Bíblia ou prática da meditação por 5 minutos, 42 cristãos escolheram a intensidade de choques elétricos para dar em retorno a choques que eles mesmos receberam. Ambos grupos ajustaram a intensidade em um nível tão alto quanto o grupo de controle, que leu a revista Time.

"A maioria das pessoas nos dois primeiros grupos reportou sentir-se conectada a uma força maior depois daqueles cinco minutos", disse Mark Leach, da University of Southern Mississippi. "Então algo estava acontecendo", mas esse "algo" não os fez sentirem-se mais alegres com os choques.

Leach e os co-autores também observaram as orientações religiosas dos voluntários. Enquanto aqueles que declararam professar uma religião a serviço de Deus não são mais pacíficos que o resto de nós, eles acreditam que são. Enquanto isso, aqueles que se declaram religiosos para ganhos pessoais (ex: alívio e proteção) disseram ter níveis de agressividade maiores do que a maioria das pessoas diz - e isso foi confirmado no estudo.

Nenhum comentário: